Ozônio Medicinal

ATENÇÃO

Os aparelhos vendidos como sendo para água / ar mesmo os com entrada para oxigênio não devem ser utilizados para uso terapêutico, pois geram quantidades de ozônio inadequadas e quando utilizado com ar na geração leva junto poluentes como o dióxido de carbono, o monóxido de carbono e outros gases existentes no ar. Esses aparelhos não fornecem as quantidades de ozônio adequadas aos tratamentos podendo trazer sérios riscos a saúde.

Aparelhos para uso medicinal devem ter a sua potencia adequada, calibrada e seguir os padrões internacionais necessários para cada tipo de aplicação.


A NewOzon fornece aparelhos específicos para cada finalidade seguindo rigorosos critérios de fabricação e calibragem.


Antes de falarmos sobre a Ozonioterapia ou Ozonoterapia devemos entender o que é uma dose de ozônio.


A concentração de ozônio para uso medicinal é dada microgramas ou gama: 1µg /ml = 1mg /1L = 1g /m³ = 1 gama.

Para tratamento utilizamos uma Dose em µg (micro grama ou gama), e não devemos confundir com a Concentração gerada pelo equipamento Ex,10, 20 ...70 µg.
Para entendemos melhor a Dose de ozônio (quantidade total da mistura a ser aplicada), é calculada pela Concentração e o Volume a ser utilizado.
A quantidade de ozônio gerado pelo equipamento é fixa e calibrada em fabrica, a concentração do ozônio varia em função da quantidade de oxigênio que passa pelo aparelho (ajuste efetuado no Regulador/Fluxômetro).
Para entendermos melhor, veja os exemplos para o calculo de uma Dose a ser aplicada:

Calculando a Dose pela Concentração no oxigênio:


Para uma aplicação de 200µg de ozônio podemos utilizar as seguintes opções:


A-) Veja na tabela do equipamento para uma concentração de 20µg/ml o valor correspondente ao volume de oxigênio que deverá passar pelo equipamento.
Ajuste o Regulador/Fluxômetro para ½ = 500ml de fluxo oxigênio, teremos agora uma concentração de 20µg/ml (cada 1ml de gás carrega 20µg de ozônio). Teremos que coletar 10ml de gás para obtermos uma Dose de 200µg de ozônio.


B-) Podemos ainda utilizar uma concentração maior de ozônio para obtermos a mesma Dose, porem, em uma menor quantidade de gás (maior concentração).
Ajuste o Regulador/Fluxômetro para ¼ = 250ml de fluxo de oxigênio, teremos agora uma concentração de 40µg/ml (cada 1ml de gás carrega 40µg de ozônio). Teremos que coletar 5ml de gás para obtermos uma Dose de 200µg de ozônio.


Calculando a Dose pelo Volume total da mistura de ozônio/oxigênio:


Em uma coleta de 100ml de mistura ozônio/oxigênio com uma concentração de 10µg/ml, teremos coletado uma Dose de1.000mg de ozônio.


Com o mesmo volume da mistura ozônio/oxigênio (100ml) utilizando uma concentração de 20µg/ml , teremos coletado uma Dose de 2.000mg de ozônio.

O que é Ozonioterapia ou Ozonoterapia?


É o uso do ozônio para fins medicinais


O ozônio medicinal é sempre uma mistura de Ozônio e de Oxigênio puro.
Somente um profissional habilitado pode determinar a dose adequada e a via de aplicação de acordo com as necessidades e as condições de cada paciente.
O ozônio medicinal tem propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais sendo utilizado para desinfetar feridas assim como no tratamento de doenças bacterianas e virais.
Administrado corretamente e em baixas concentrações, o ozônio pode ativar o sistema imunológico do organismo.

O ozônio medicinal é indicado para:


Tratamento de problemas circulatórios, tratamento das doenças provocadas por vírus, tais como hepatites, herpes, tratamento de queimaduras, feridas infectadas, inflamadas, mal curadas e de processos inflamatórios crônicos, tais como escaras, úlceras de pernas e de pés, gangrena diabética, colites e outras inflamações intestinais.
Pode atuar como terapia complementar em vários tipos de câncer.


Água ozonizada e Óleo ozonizado


O uso da água ozonizada tem sido também utilizado no tratamento de queimaduras e feridas de pés de diabético.
O óleo ozonizado tem sido aplicado no tratamento tópico de úlceras, feridas, escaras e dermatites com bons resultados.
Usam se principalmente o azeite de oliva extra virgem e o óleo de sementes de girassol.


Tratamento tópico com ozônio (bolsa, bag, touca)

Uma parte do corpo, por exemplo, uma perna, é colocada dentro de um saco plástico transparente, feito de material ozônio-resistente cujas bordas são vedadas junto à pele. Em seguida a mistura oxigênio-ozônio é injetada.
Este método é altamente eficaz para tratar úlceras, escaras, feridas abertas, lesões pós-operatórias, herpes, áreas infectadas, queda de cabelo, dentre outras lesões.


Banho com ozônio (hidrozônoterapia)


Promove a drenagem linfática, absorção transcutânea de oxigênio, tem efeito relaxante e faz prevenção de fibrose, infecção e pigmentação sendo indicado em pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

Insuflação retal


Essa é uma forma de aplicação tópica da mistura gasosa, realizada por meio de uma sonda retal estéril e descartável. É um procedimento indolor, o paciente não sente desconforto, porque a mistura gasosa oxigênio ozônio é absorvido diretamente pela mucosa intestinal em frações de segundos. Indicado em casos de infecções inflamatórias do intestino e para revitalização geral.

Insuflação vaginal


É uma forma de aplicação tópica da mistura gasosa, realizada por meio de uma sonda estéril e descartável. É um procedimento indolor, indicado em casos de infecções vaginais (corrimento), em especial as candidíases de repetição.
Injeção subcutânea de ozônio
Analgesia (alívio de dores agudas e crônicas), hérnia de disco e para fins estéticos (celulite, gordura localizada, flacidez, escleroterapia de micro varizes), olheiras, rugas de expressão, queda de cabelo, manchas de pele, cicatrizes hipertróficas, queloides, nódulos de gordura (lipomas), dermatites, para revitalização facial e no pós-operatório de cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas.

Injeção intra-articular


O ozônio é injetado diretamente dentro do espaço articular da articulação afetada, sendo muito utilizado em consultórios de ortopedia. É indicado em artrites, artroses e rigidez articular.

Intra-discal

Realizada por neurocirurgiões e ortopedistas treinados, é possível tratar um grande número de hérnias de disco.
O ozônio é um gás nocivo apenas para as vias respiratórias, devendo sua utilização ser feita sempre com cautela.
A Ozônioterapia é um procedimento médico e, como tal, deve ser feita exclusivamente por um Médico ou Profissional Qualificado devidamente treinado e experiente.

Para maiores informações sobre a utilização do ozônio medicinal consulte a ABOZ – Associação Brasileira de Ozônioterapia, www.aboz.com.br