Ozônio - Calculando a Dose de Ozônio Medicinal

Calculando a DOSE de Ozônio para uso Medicinal:


A concentração de ozônio para uso medicinal é dada em gama (micrograma)1µg /ml = 1mg /1L = 1g /m³ = 1 gama.


A Dose de ozônio para tratamentos é dada em µg (micro grama ou gama) e não devemos confundir com a concentração (Ex,10, 20 ...70 µg).
Para entendemos melhor a Dose de ozônio (quantidade total da mistura a ser aplicada), ela é calculada pela Concentração e o Volume a ser utilizado.
A quantidade de ozônio gerado pelo equipamento é fixa e calibrada em fabrica, a concentração do ozônio varia em função da quantidade de oxigênio que passa pelo aparelho (ajuste efetuado no Regulador/Fluxômetro).

Para entendermos melhor, veja os exemplos para o calculo de uma Dose a ser aplicada:

Calculando a Dose pela Concentração no oxigênio:

Para uma aplicação de 200µg de ozônio podemos utilizar as seguintes opções:


A-) Veja na tabela do equipamento para uma concentração de 20µg/ml o valor correspondente ao volume de oxigênio que deverá passar pelo equipamento.
Ajuste o Regulador/Fluxômetro para ½ = 500ml de fluxo oxigênio, teremos agora uma concentração de 20µg/ml (cada 1ml de gás carrega 20µg de ozônio). Teremos que coletar 10ml de gás para obtermos uma Dose de 200µg de ozônio.


B-) Podemos ainda utilizar uma concentração maior de ozônio para obtermos a mesma Dose, porem, em uma menor quantidade de gás (maior concentração).
Ajuste o Regulador/Fluxômetro para ¼ = 250ml de fluxo de oxigênio, teremos agora uma concentração de 40µg/ml (cada  1ml de gás carrega 40µg de ozônio). Teremos que coletar 5ml de gás para obtermos uma Dose de 200µg de ozônio.


Calculando a Dose pelo Volume total da mistura de ozônio/oxigênio:


Em uma coleta de 100ml de mistura ozônio/oxigênio com uma concentração de 10µg/ml, teremos coletado uma Dose de1.000mg de ozônio.


Com o mesmo volume da mistura ozônio/oxigênio (100ml) utilizando uma concentração de 20µg/ml , teremos coletado uma Dose de 2.000mg de ozônio.

 
A Ozonioterapia é um procedimento médico e, como tal, deve ser feita exclusivamente por um Médico ou Profissional Qualificado devidamente treinado e experiente.


Para maiores informações sobre a utilização do ozônio medicinal consulte a ABOZ – Associação Brasileira de Ozonioterapia, www.aboz.com.br